top of page

SOBRE A ASSOCIAÇÃO HENRI CAPITANT- BRASIL

Sob o comando de Henri Capitant, renomado Professor na Faculdade de Direito de Paris, um grupo de influentes juristas de países de língua francesa fundou, em 1935, a Associação Henri Capitant, então denominada Associação dos Juristas de Língua Francesa, tendo sido declarada de utilidade pública na França, em 1939.

Desde então, a Associação Henri Capitant vem se expandindo e conquistando adeptos em diversos países do mundo, contando, atualmente, com mais de 55 Comitês nacionais espalhados pelos cinco continentes, e consolidando-se como a primeira rede internacional de tradição civilista.

Com o objetivo de difundir a cultura jurídica de tradição romana e, principalmente, francesa, a Associação Henri Capitant conta com professores de direito, magistrados, advogados, notários, acadêmicos e estudantes de diversos países do mundo.

Para incentivar a troca de experiências entre os diferentes sistemas jurídicos, são realizadas, anualmente, jornadas internacionais para que sejam discutidos temas atuais e de interesse comum e os trabalhos decorrentes desses encontros são publicados nas Coleções da Associação Henri Capitant.

Ciente da importância do estudo do Direito Comparado, o Comitê Brasileiro, que tem sede na cidade do Rio de Janeiro, participa ativamente das atividades da Associação Henri Capitant e contribui significativamente com as discussões travadas nos encontros.

Em 2005, o Brasil sediou a Jornada Internacional, que teve como tema “O contrato”. Em 2015, o Comitê Brasileiro recepcionou professores franceses e brasileiros para a Jornada do Direito Francês no Rio de Janeiro, ocasião em que foi inaugurada a Sala do “Comitê Brasileiro da Association Henri Capitant des amis de la culture juridique française”.

Atualmente, a Associação Henri Capitant - Brasil conta, em sua direção, com os Professores Arnoldo Wald, Presidente de Honra, Vera Fradera, Presidente, e Gustavo Tepedino, Secretário Geral. Compõem também a diretoria da AHC Brasil os Professores Pablo Renteria, Gustavo Espirito Santo e Marcos Fabricio Póvoa. 

bottom of page